Qual a relação entre ansiedade e sobrepeso?

Depois de um dia difícil de trabalho, nada melhor do que fazer um lanche, não é? Ou então, nos momentos de insônia, por que não comer aquele pedaço de bolo na geladeira? Todos esses casos são reflexos de uma pessoa ansiosa. Então, saiba hoje qual a relação entre ansiedade e sobrepeso.

A compulsão alimentar é uma consequência do transtorno de ansiedade. Veja mais sobre esse problema e saiba o que fazer para resolvê-lo.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação fisiológica responsável por deixar uma pessoa prevenida. Por isso, sua função é alertar um indivíduo de possíveis situações de risco. Então, ficar ansioso um ou outro dia é completamente normal.

Porém, em alguns casos a ansiedade acontece de forma desproporcional. Com isso, há até mesmo sintomas físicos como: diarreia, acne, placas avermelhadas pelo corpo, agitação frequente, queda de cabelo etc.

Ao chegar a esse ponto, a dificuldade atinge um nível patológico. Então, o período de preocupação normal evolui para o transtorno de ansiedade. Nesse caso, é preciso buscar ajuda especializada e fazer um tratamento adequado.

Sendo apenas um efeito do organismo ou uma patologia, esse quadro é o ponta pé inicial para a compulsão alimentar. Por isso, muitos pacientes tentam aliviar a sensação desagradável com a comida. Um pensamento comum é: eu “eu trabalhei tanto, então mereço comer algo saboroso”.

Como a ansiedade está relacionada ao sobrepeso?

A ansiedade é um plano de fundo para diversos transtornos alimentares. Com isso, ela tem uma grande reação com o sobrepeso. O ato de comer é motivado por um efeito do organismo (a fome) e por pensamentos.

Sendo assim, a mente tem influência nos momentos de alimentação. Não é raro ver pessoas que possuem uma relação afetiva com a comida. Algumas gostam de um doce que comiam na infância ou sentem saudades do feijão da avó.

Logo, pelo fato de comer ser algo prazeroso, o indivíduo traz essa atitude para ocasiões difíceis. A ideia é compensar e confortar a si mesmo pelo problema. Basta pensar: quem nunca comeu um brigadeiro quando estava triste?

O mesmo vale para datas comemorativas como aniversários ou festas. A comida sempre está interligada aos sentimentos humanos e ao prazer. Logo, quando uma pessoa fica ansiosa ou sofre de estresse o caminho natural é buscar uma válvula de escape. Assim, diversas vezes, ela encontra essa solução comendo compulsivamente.

Como superar a ansiedade e compulsão alimentar?

É muito complicado eliminar um hábito que se formou em anos de prática contínua. Por isso, questões culturais e familiares estarão sempre presentes no caso. Portanto, para superar a compulsão alimentar gerada pela ansiedade é preciso um processo completo e integrativo.

Dessa forma, procurar um psicólogo, apresentar o quadro ao nutricionista e buscar um treinador físico é fundamental. Além disso, soluções sem aditivos químicos como os suplementos naturais contra a ansiedade são uma ótima alternativa.

Então, é importante manter em mente qual a relação entre ansiedade e sobrepeso. Dessa forma o indivíduo pode buscar um tratamento que atinja as causas reais de sua dificuldade. Ao cuidar do quadro de uma forma geral, é possível eliminar o costume nocivo de comer por estar ansioso.

Quer saber mais sobre a suplementação contra a ansiedade? Então, visite o site oficial de Triptopax e veja os depoimentos de que superou esse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *